top of page

IV Encontro Nacional de Iniciativas e Escolas de Segunda Oportunidade


A E2O Portugal - Rede Nacional de Iniciativas e Escolas de Segunda Oportunidade e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia organizam o IV Encontro Nacional de Iniciativas e Escolas de Segunda Oportunidade, no próximo dia 29 de Abril, no auditório da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia.


As Escolas de Segunda Oportunidade vieram para ficar e são uma resposta para jovens que abandonam precocemente o sistema de educação e formação, sem adquirir as competências profissionais e sociais básicas para uma adequada integração social. Portugal conta já com sete Escolas de Segunda Oportunidade (Matosinhos, Valongo, Gaia, Samora Correia, Tomar, Sintra e Lisboa), tendo em setembro de 2021 sido formalmente constituída a E2O Portugal.


Este Encontro Nacional será um importante momento de reflexão e de mobilização para o aprofundamento da política pública de redução do abandono precoce e de inclusão social de jovens que tem vindo a ser desenvolvida no país, na sequência da publicação do Despacho 6954/2019.


O Encontro Nacional reunirá instituições (E2Os, escolas, CPCJs, autarquias, ONG, instituições de ensino supeperior e outras) e profissionais (docentes, educadores sociais, investigadores, técnicos de serviço social, psicólogos, artistas e outros) ativos no campo da Educação em geral e da Educação de Segunda Oportunidade em específico e dará um contributo decisivo para implantar no país uma política pública para a redução do abandono precoce, das baixas qualificações e da exclusão social de jovens, como garantia do efetivo direito à educação de todas e de todos os jovens.


Participação gratuita, mas sujeita a inscrição aqui.

bottom of page