top of page

Parcerias

Parcerias

Para atingir seus objetivos, a Rede E2O Portugal colabora com várias entidades e redes nacionais e internacionais, nomeadamente, a nível euro-mediterrânico:

e2o espana.png

E2O España

A Associação de E2O espanhola foi oficializada em Merço de 2016, reunindo entidades que trabalham a favor da integração social e profissional dos jovens que haviam afirmado, já no ano anterior, a sua vontade de enfrentar, em conjunto, o problema do abandono escolar e do desemprego entre jovens sem qualificação na Espanha.

Contando actualmente com 42 escolas de segunda oportunidade acreditadas, a rede visa "procurar soluções concretas e eficazes para os jovens sem emprego ou certificação m Espanha, através do desenvolvimento de um modelo nacional reconhecido, inovador e legítimo de escolas de segunda oportunidade, estreitamente vinculado ao sector empresarial, reconhecido e apoiado por instituições públicas".

e2o france.png

E2C France

Fundada em 2004, a rede francesa de escolas de segunda oportunidade reúne 53 escolas parceiras que gerenciam 130 estruturas. Com mais de 15.000 jovens acolhidos a cada ano, a Réseau E2C France foi a primeira rede de escolas de segunda oportunidade a ser criada na Europa.

Seguindo os grandes princípios do Livro Branco sobre Educação e Formação: Ensinar e aprender, em direção à sociedade cognitiva, a Rede, tal como as escolas que dela fazem parte, guia-se por 3 objectivos essenciais:

1. Fazer mais para inverter a situação social e sentimento de exclusão dos jovens em risco.

2. Envolver as empresas no esforço de formação, nomeadamente vocacional, destes jovens.

3. Usar pedagogias ativas para priorizar a acção, em lugar da aprendizagem passiva.

e2c europe.png

E2C Europe

A Associação Europeia de Cidades, Instituições e Escolas de Segunda Oportunidade, foi constituída legalmente em Heerlen (Holanda), no dia 4 de junho de 1999 como uma organização independente, sem fins lucrativos.

Os principais objectivos da Associação são:

- organizar o intercâmbio e a transferência de experiências entre cidades e Escolas de Segunda Oportunidade, no âmbito do programa lançado pela União Europeia na sequência do Livro Branco;

- ajudar as cidades e outras organizações que pretendam criar uma Escola de Segunda Oportunidade;

- promover o conceito europeu de escolas de segunda oportunidade.

medNC.png

MedNC

A AE2O é membro da rede mediterrânica New Chance (MedNC), uma rede de organizações de países do sul da Europa, norte de África e do Médio Oriente que trabalham para a integração bem sucedida de jovens NEET, reunindo as estruturas de inserção socioprofissional euro-mediterrânicas para fortalecer o impacto qualitativo e quantitativo da sua ação e informar sobre o estado dessas iniciativas, representando mais de 26.000 jovens e 100 centros parceiros em 9 países (Argélia, Egito, Espanha, França, Líbano, Marrocos, Portugal, Tunísia, Itália). A rede é apoiada pela União para o Mediterrâneo, a Agência Francesa de Desenvolvimento, a Fundação Drosos e a U.E. através do programa Erasmus+.

Os principais objectivos da rede MedNC são:

- Reforçar as capacidades dos membros e incentivar o seu intercâmbio

- identificar e promover iniciativas e métodos inovadores e replicáveis na região

- melhorar a qualidade, a fiabilidade e a transmissão de informação e comunicação entre os membros da rede.

bottom of page